Em um cenário de juros elevados e crédito cada vez mais restrito, a compra programada vem se consolidando como uma alternativa estratégica para empresas que desejam crescer de forma planejada, sem se endividar. Seja para adquirir uma nova frota de veículos, investir em máquinas e equipamentos ou até conquistar a tão sonhada sede própria, o modelo coletivo de compra vem atraindo cada vez mais empreendedores.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), foram mais de 3,32 milhões de adesões em agosto, que variam entre cartas de crédito para eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, imóveis, serviços, motocicletas, veículos leves e pesados. Segundo Cléber Gomes, CEO e sócio- fundador da Maestria, empresa especializada em consórcio e produtos financeiros, o número de consorciados pessoas jurídicas também cresceu nos últimos anos, impulsionado pela busca por alternativas mais seguras e econômicas de investimento.
Diferente de um financiamento tradicional, essa modalidade de compra programada não cobra juros: o valor é diluído em parcelas mensais e corrigido apenas por taxas de administração e eventuais reajustes do bem.
"Para o empresário, essa é uma ferramenta de planejamento financeiro. Ele permite a aquisição de bens de forma organizada, sem comprometer o fluxo de caixa com altos encargos. Além disso, o empresário pode utilizar o crédito contemplado para negociar à vista, conquistando melhores condições de compra", explica Cleber.
O modelo também oferece flexibilidade, como imóveis comerciais e veículos pesados, que inclui caminhões, ônibus, tratores e implementos usados no setor agrícola.
"É possível escolher o prazo, o valor da carta de crédito e, em muitos casos, utilizar o consórcio como forma de poupança programada para investimentos futuros. Pequenas e médias empresas, especialmente, têm encontrado nessa modalidade uma forma de ampliar sua estrutura e competitividade sem recorrer a empréstimos", diz o CEO de Maestria.
Com essa compra programada, é possível ver transportadoras renovando frotas, clínicas médicas adquirindo equipamentos de ponta, ou comércios investindo em imóveis próprios. Em todos os casos, tem se mostrado um aliado de longo prazo, que combina disciplina financeira e expansão sustentável.
"No ambiente empresarial atual, em que previsibilidade e controle de custos são diferenciais competitivos, o consórcio deixa de ser apenas uma forma de compra coletiva e se consolida como uma estratégia inteligente de investimento e gestão financeira", afirma Cleber.
Sobre a Maestria
Empresa especializada em consórcio e produtos financeiros no B2B há 11 anos, com mais de R$10 bilhões em vendas no mercado. A Maestria oferece um ecossistema de soluções, com um hub completo, incluindo consultoria estratégica, treinamentos, soluções financeiras, marketing e networking exclusivo. Para 2025, a meta da empresa é chegar em R$12 milhões de faturamento e atingir R$ 2 bilhões em vendas de consórcios.